Redirecionamento 301 e 302: Qual a diferença?

07/novembro/2009

Se você quer entrar na área de SEO e entender um pouco mais desse assunto, existem dois tipos de redirecionamento que você deveria conhecer. Eles são os redirecionamentos permanentes e os redirecionamentos temporários. O 301 é responsável pelo redirecionamento permanente, sendo um dos mais usados, já o 302 é o redirecionamento temporário. Abaixo mostro quando deve-se usar cada um desses redirecionamentos:

Redirecionamento 301:

O redirecionamento permanente é a melhor escolha para quando estiver trocando o domínio de seu site e quiser que todas suas URLs de seu domínio antigo apontem para o novo. Um benefício deste redirecionamento é que ele transfere todos os dados importantes de seu site (PageRank, Popularidade de Links, etc) para seu novo domínio. Com isso você não perde sua autoridade do site nessa transferência.

Esse tipo de redirecionamento é muito usado também quando uma empresa decide trocar o nome de seu domínio por estratégias de marketing e branding. Ou seja, se você precisar trocar seu nome de domínio é altamente recomendável que use o redirecionamento 301.

Redirecionamento 302:

O redirecionamento 302 é o responsável por redirecionamentos temporários. Deve-se saber que quando utilizar esse redirecionamento, ele não irá tranferir seu PageRank, sua polularidade de links e nem qualquer histórico de seu site armazenado pelos mecanismos de busca. Esse tipo de redirecionamento é melhor usado em casos de promoções rápidas quando você deseja gerar muito tráfego para páginas ou domínios específicos de seu site e assim que terminar a promoção você retira esse redirecionamento, para sua página principal voltar ao seu tráfego normal.

O importante nesse tipo de redirecionamento é não permanecer muito tempo com ele ativo, para não ser prejudicado nas indexações dos mecanismos de busca.

Qualquer dúvida é só comentarem!

Deixe um comentário